-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Integração com a graduação

Benefícios recíprocos e Resultados obtidos:

Em primeiro lugar, convém observar que de acordo com o Art. 51. do Regulamento Geral da Pós-graduação da Universidade (RESOLUÇÃO Nº 11/2010 - CEPE), todos os docentes do quadro da UFES que atuam em Programas de Pós-Graduação devem também participar do ensino de graduação ministrando aulas em disciplinas sob a responsabilidade do Departamento onde estiver lotado. No caso do PPGQUI, seus docentes estão vinculados ao Departamento de Química ou de Física, departamentos estes que ministram disciplinas para um grande número de cursos da instituição, como: Química, Física, Farmácia, Oceanografia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação.

A atuação dos docentes na graduação e na pós-graduação tem sido uma prática que tem beneficiado bastante ambos os níveis de ensino. O docente atuando em ambos níveis tem como conseqüência uma melhor interação entre os discentes, permitindo um melhor fluxo entre os níveis.

Um outro ponto de extrema importância ao alunato de graduação são os benefícios proporcionados pelos professores visitantes que vêm ministrar seminários na pós-graduação e interagir com os docentes. Muitos alunos de graduação participam desses eventos que enriquecem seu conhecimento. Estes seminários são abertos aos discentes da graduação e pós, e o que é notado é que cada vez mais aumenta a procura e interesse dos discentes de graduação nestes eventos. Isto pode ser explicado pelo nível das palestras e professores que o PPGQUI traz todos os anos para atividades junto ao programa.

Os benefícios da integração com cursos de graduação são fundamentais para o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Química, nosso mestrado tem sido beneficiado com a participação de alunos de graduação com pesquisas de IC, onde os resultados demonstram uma excelente participação como futuros alunos de mestrado. Cabe destacar que a maioria dos atuais alunos de mestrado matriculados é originada do curso de graduação em Química. Um exemplo da interação com a graduação pode-se citar os projetos desenvolvidos no NCQP, que conta com a participação direta de aproximadamente 40 alunos de IC financiados com projetos em parceria com a Petrobras. Dos alunos bolsistas, vários ingressaram no programa de Pós-Graduação, sendo que alguns deles já concluíram o mestrado e estão aguardando o doutorado em química em nossa instituição. Pode-se citar também aqueles alunos do PIBIC e PIVIC que também deram continuidade aos seus trabalhos no mestrado.

Estágio de docência:

O Programa cobra de todos os discentes a realização do estágio de docência como uma disciplina obrigatória, o que tem sido cumprido de forma muito satisfatória. Os resultados desta experiência têm se mostrado bastante interessantes: os futuros mestres, quando realizam concursos para docência, em geral têm apresentado bom desempenho na prova de aptidão didática, o que demonstra que o estágio de docência vem atingindo seu objetivo.

O estágio de docência do mestrando junto aos alunos de graduação é uma experiência muito importante, e os resultados desta atividade vêm contribuindo para a melhoria do ensino e formação dos nossos futuros profissionais. É prática comum os alunos do mestrado contribuírem nos trabalhos dos alunos de IC e até mesmo junto aos alunos do curso de graduação em Química. Normalmente nos laboratórios os alunos de Pós e de graduação atuam em conjunto nos projetos de pesquisas, e isto, favorece a ambos e também a pesquisa como um todo.

A realização do estágio de docência possibilita uma maior articulação do PPGQUI com os alunos da graduação. Os estágios são realizados tendo como referência as normas da Universidade e da CAPES, sendo as atividades sempre desenvolvidas e supervisionadas pelos docentes do PPGQUI.

Estas atividades de integração estreitam as relações do PPGQUI e discentes da graduação, fortalecendo os vínculos acadêmicos e de integração com as atividades de pesquisa dos docentes e grupos de pesquisa vinculados ao Programa.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910