-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Intercâmbios institucionais

O Programa de Pós-Graduação em Química vem ao longo dos anos desenvolvendo atividades que possibilitaram articulações com outros programas e pesquisadores em nível nacional e internacional como apresentado abaixo:

1) Projeto Casadinho-Procad - CNPq /CAPES intitulado "Intercâmbio Científico e de Formação de Recursos Humanos em Síntese e Modelagem Molecular de substâncias bioativas entre a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Federal de São Carlos"
Período: 2011-2015
Coordenador: Valdemar Lacerda Júnior
Descrição: Trata da implantação de uma rede cooperativa para intercâmbio científico e formação de recursos humanos de alta qualidade nas áreas de síntese orgânica, atividades biológicas e caracterização estrutural usando métodos espectroscópicos e modelagem molecular/química computacional. A rede será integrada por equipes de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculados ao programa de Pós-Graduação em Química (programa não consolidado – conceito CAPES 3), e da Universidade Federal de São Carlos, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Química e terá como meta principal promover a cooperação científica e a formação de recursos humanos qualificados de graduação e de pós-graduação. A interação entre os pesquisadores dos dois programas já ocorre de longa de data com o desenvolvimento conjunto de projetos científicos culminando com a produção de vários artigos científicos.

2) Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo e o Programa de Pós-Graduação em Química da UFES.
Período 2012-2015
Coordenador: Prof. Dr. Valdemar Lacerda Jr. e Prof. Dr. Wanderson Romão
Descrição:Embora seja um tema que desperte bastante interesse perante a sociedade, a aplicação da química no campo da criminalística ainda constitui uma nova linha de pesquisa no Brasil. Embora dotadas de excelentes profissionais de Perícia Criminal, as forças policiais existentes no país necessitam constantemente de melhorias no tocante a novas metodologias de análises, visando um aprimoramento constante deste serviço e apresentando consequentemente um maior retorno para a sociedade. Dessa forma este projeto tem como objetivo desenvolver novas metodologias analíticas que facilitem a resolução de problemas encontrados dentro do contexto da Química Forense e a formação de profissionais qualificados, capazes de manusear equipamentos destinados à análise de rotinas e interpretação dos resultados. No Campus da UFES, o Projeto de colaboração científica entre o PPGQUI da UFES e a Polícia Técnico Científica do ES será desenvolvido no Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP) através da colaboração de professores (em destaque o prof. Dr. Wanderson Romão que possui a sua titulação na área de Química Forense) e alunos vinculados ao programa de PPGQUI/UFES. Portanto, este projeto de colaboração visa nos próximos anos a consolidação de uma nova linha de pesquisa no Estado do Espírito Santo e no PPGQUI: Química Forense.

3) Projeto de Cooperação com VALE intitulado "Reciclagem de plásticos oriundos da empresa VALE", com financiamento pelo instituto VALE, contemplando bolsas, equipamentos e material de consumo.
Período: 2013-2016
Coordenador: Prof. Dr. Eloi Alves da Silva Filho
Descrição: A grande quantidade de PET produzida a cada ano possui dois problemas potenciais: a matéria-prima para sua produção, visto que como todos os polímeros, os poliésteres são feitos de materiais que são derivados do refinamento e da reforma do petróleo (matéria-prima petroquímica), e o descarte dos produtos feitos com PET, especialmente as garrafas e outros utensílios plásticos. O interesse em desenvolver este projeto surgiu da necessidade de pesquisa direcionada a reciclagem química do PET visando desta forma contribuir para o desenvolvimento ambiental e sustentável, observando que os ganhos de um projeto como este, não são só econômicos e técnicos, mas o de trazer alternativas de destinação rentáveis para os resíduos da empresa VALE, à nível de sustentabilidade, pois uma vez o projeto piloto pronto, este poderia ser colocado na Estação Conhecimento VALE para ensinar aos catadores uma forma de agregar valor aos resíduos coletados por eles. Com isto, o PET e demais embalagens plásticas que hoje estão indo para aterros ou lixões passariam a ser recolhidos pelas associações de catadores gerando emprego e renda para a comunidade no entorno da empresa.

4) Projeto de Cooperação intitulado "Caracterização de Asfaltenos e Parafinas por Espectrometria de Massas de Altíssima Resolução e Exatidão (FT-ICR MS)" envolvendo UFES, UFG, IFES e CENPES
Período: 2012-2014
Coordenador: Prof. Dr. Eustaquio V. R. de Castro
Descrição:A indústria do petróleo tem encontrado alguns desafios no que diz respeito às etapas de exploração e produção do óleo, como destaque para esse estudo/projeto, tem-se o entupimento da tubulação devido à deposição de componentes do óleo cru: parafinas e asfaltenos, que juntamente com outras espécies são responsáveis pela quase ou completa interrupção da produção do óleo. A elucidação das estruturas moleculares e o conhecimento das propriedades físico-químicas são onerosos, pois análises convencionais como cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, raios-x e espectroscopia de infravermelho, não apresentam a resolução necessária para obter tais informações. Contudo, a espectrometria de massas de ressonância ciclotrônica de íons por transformada de Fourier (FT-ICR MS) é capaz de fornecer a estrutura química de cada componente de uma matriz complexa de petróleo, tornando possível a caracterização de asfaltenos e parafinas entre outros contaminantes presentes no óleo cru. Cita-se como principal característica desta técnica, a facilidade de acoplamento com diferentes fontes de ionização que ditam a versatilidade das análises por espectrometria de massas.

5) Projeto de Cooperação intitulado "Aplicação de técnicas analíticas alternativas e quimiometria no desenvolvimento de novos métodos de avaliação de petróleos" envolvendo UFES, UFRJ, UFJF e CENPES,
Período: 2013-2016
Coordenador: Prof. Dr. Eustaquio V. R. de Castro
Descrição: Aplicar métodos quimiométricos e de inteligência artificial na área da caracterização química e físico-química de petróleo, de forma a viabilizar a inferência de propriedades e características dos petróleos e de suas frações a partir da análise de pequenos volumes de amostras e com menor tempo de realização, possibilitando a utilização de amostras originadas do teste de PVT.

6) Projeto SisBiota - CNPq /FAPESP intitulado " Estudo de Produtos Naturais Oriundos de plantas do Cerrado e Mata Atlântica: conhecimento químico-biológico aliado à preservação", envolvendo UFSCAR, UFES, UFG e UFABC
Período: 2011-2014
Coordenador: Prof. Dr. Warley de Souza Borges e Prof. Dr. Paulo Cesar Vieira
Descrição: O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do Mundo. Aproximadamente 44% de todas as espécies de plantas vasculares estão confinadas em 25 hotspots em somente 1,4% de toda superfície terrestre e o Brasil se destaca apresentado dois biomas neste contexto, o Cerrado e a Mata Atlântica. A grande quantidade de dados biológicos em regiões de Mata Atlântica nas últimas décadas tem ajudado em programas de preservação, entretanto estes dados ainda são insuficientes. A maioria dos estudos de preservação envolve somente temas biológicos não levando em consideração outros fatores como o potencial químico que plantas deste bioma possuem. Conhecendo-se a química destas plantas e possivelmente desenvolvendo bioprodutos com valor agregado se estará criando resultados que auxiliarão na preservação deste bioma tão rico.

7) Projeto de Cooperação intitulado Obtenção de biodiesel via rota etílica envolvendo UFES, UFRJ, UFF e UFMS; Equipe: Sandro José Greco (Docente UFES), Donato Alexandre Gomes Aranda (Docente UFRJ), José Walkimar de Mesquita Carneiro (Docente UFF) e Marcos Serrou do Amaral (Docente UFMS); Coordenador: Donato Alexandre Gomes Aranda; Financiamento: Edital MCT/CNPq/ FNDCT No 46/2008
Descrição: Com intuito de garantir a autossuficiência energética do Brasil, pesquisas estão sendo desenvolvidas na direção de desenvolver novos combustíveis que tenham tanto viabilidade econômica quanto benefícios ambientais. O presente projeto visa estabelecer e aprimorar no Brasil a tecnologia de destilação em coluna reativa voltada para a produção biodiesel, através de reaproveitamento de resíduos por esterificação heterogênea ácida. Para isso serão obtidos os parâmetros de avaliação das melhores condições experimentais, variando qualidade e tipo de matéria-prima, de etanol e de catalisador, quantidade de catalisador, gradiente de temperatura ao longo da coluna, vazão de alimentação dos reagentes, etc.

8) Projeto de Cooperação entre o Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos da UFES e o Laboratório de Compósitos Termoestruturais da Universidade de Bordeaux para desenvolvimento, interpretação e validação de modelos estruturais de materiais carbonosos grafíticos Coordenador: Jair Carlos Checon de Freitas; Financiamento: UFES/PRPPG
Descrição: Este projeto visa estabelecer uma colaboração científica sólida e continuada entre o Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos da UFES e o Laboratório de Compósitos Termoestruturais da Universidade de Bordeaux, na área de desenvolvimento, interpretação e validação de modelos estruturais de materiais carbonosos grafíticos ou desordenados.

9) Projeto de Cooperação entre o Leibniz-Institute of Plant Biochemistry - IPB e o Laboratório de Produtos Naturais do NPPN da UFRJ. Coordenador: Prof. Ricardo Machado Kuster
Descrição: Este é um convênio de mobilidade entre docentes e discentes dos grupos de pesquisa envolvidos..

10) Projetos em cooperação na área de Eletroquímica nacional e internacional com os professores: Profa. Dra. Adalgisa R. de Andrade - FFCLRP-USP, Prof. Dr. K. Boniface Kokoh - Universidade de Poitiers – França e Prof. Dr. Marcos R. de Vasconcelos Lanza - IQSC/USP com o grupo de Eletroquímica Aplicada do PPGQUI UFES
Descrição: Trata de cooperações científicas com os professores citados na área de eletroquímica, o que pode ser comprovado pela produção científica.

11) Cooperação na área de RMN como o Dr. Brian L. Marquez da Pfizer e Robert Thomas Willianson da Roche Carolina Inc., o que pode ser observado pela produção científica.

12) Cooperação com a empresa Brasil Ambiental de Aracruz que deu apoio técnico e logístico no projeto sobre tratamento de chorume por eletrocoagulação (desdobramento do projeto da FAPES)

13) Cooperação com o INCAPER, que da suporte aos alunos de IC mestrado acerca do projeto de uso do lodo de chorume na agricultura (semeio de milho).

14) Projeto de Intercambio científico com a empresa Shulumberger Doll Research, que propiciou visitas técnicas de pesquisadores e discentes de nosso programa na sede da empresa em Boston-Estados Unidos e a vinda de pesquisadores da empresa em nosso programa, discutindo projetos de pesquisa em comum e ministrando seminários. Além disto a empresa financia algumas de nossas pesquisas.

15) Intercambio científico com um número elevado de pesquisadores do CENPES-PETROBRÁS proporcionando treinamentos, trocas de informações e principalmente o financiamento de um grande número dos projetos de pesquisa e desenvolvimento no PPGQUI.

16) Projeto de Cooperação intitulado Estudos de ancoragem (docking) de aminonaftoquinas inéditas com as enzimas PI3K e Topoisomerase II com a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - Prof. Dr. Alex Gutteres Taranto e o grupo de Síntese Orgânica & Medicinal do PPGQUI UFES, Prof. Dr. Sandro José Greco e Prof. Dr. Valdemar Lacerda Jr.

17) Projeto de Cooperação intitulado Estudos de QSAR de uma série de poliaminas naftoquinônicas com potencial atividade antineoplásica entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) - Programa de Pós-Graduação em Química - Prof. Dr. José Walkimar de Mesquita Carneiro e o grupo de Síntese Orgânica & Medicinal do PPGQUI UFES, Prof. Dr. Sandro José Greco e Prof. Dr. Valdemar Lacerda Jr.

18) Projeto de Cooperação entre o Instituto de Física de São Carlos / USP (São Carlos, SP), Prof. Tito J. Bonagamba e o Programa de Pós-Graduação em Químca da UFES, Prof. Dr. Jair Carlos Checon de Freitas
Descrição: Instrumentação para RMN, caracterização de sólidos em geral por RMN de alta resolução, estudos de materiais magnéticos por RMN em campo zero, computação e processamento de informação quântica utilizando métodos de RMN.

19) Projeto de Cooperação entre o Grupo de Informação Quântica - CBPF (Rio de Janeiro), Prof. Ivan S. Oliveira e o Programa de Pós-Graduação em Químca da UFES, Prof. Dr. Jair Carlos Checon de Freitas
Descrição: Instrumentação para RMN, computação e processamento de informação quântica utilizando métodos de RMN.

20) Projeto de Cooperação entre o Department of Physics – University of Warwick (Reino Unido), Prof. Mark E. Smith e o Programa de Pós-Graduação em Químca da UFES, Prof. Dr. Jair Carlos Checon de Freitas
Descrição: Caracterização de sólidos por RMN alta resolução utilizando núcleos quadrupolares.

21) Projeto de Cooperação intitulado Estudo da corrosão de aço em petróleo com a UFSCar
Equipe: Susany Freitas (Discente), Lucia. H. Mascaro (Docente-UFSCar), Ernesto C. Pereira (Docente-UFSCar), E. V. R. Castro (Docente-UFES), M. B. J. G. Freitas (Docente-UFES),
Coordenador: M. B. J. G. Freitas (Docente-UFES), Ernesto C. Pereira (Docente-UFSCar)
Descrição: Análise da corrosão de aços austenicos e ferro carbono na presença de petróleos por espectroscopia de impedância eletroquimica e ruído eletroquímico

22) Projeto de Cooperação intitulado Reciclagem de metais de baterias de íon-Li com a UFMG; Equipe: Eric M. Garcia (UFMG-Pós-doutorado), Eudes Lorençon (UFMG-Pós-doutorado), Túlio Matencio (Docente-UFMG), Marcos B. J. G Freitas (Docente-UFES).; Coordenador: Eric M. Garcia, M. B. J. G. Freitas (Docente-UFES),
Descrição: Estudo da formação e caracterização de eletrodepósitos de cobre, cobalto como forma de reciclagem e recuperação dos materiais presentes nas bateriais de íon-Li.

23) Projeto de Cooperação intitulado Reciclagem de metais de baterias de íon-Li com o IFES de Aracruz; Equipe: Vinicus Guilherme Celante (Docente-IFES-Aracruz), Marcos B. J. G Freitas (Docente-UFES); Coordenador: Vinicus Guilherme Celante (Docente-IFES-Aracruz), M. B. J. G. Freitas (Docente-UFES)
Descrição: Estudo da formação, caracterização e aplicação de eletrodepósitos de cobre, cobalto como forma de reciclagem e recuperação dos materiais presentes nas bateriais de íon-Li.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910