-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Laboratórios

Atualmente o Departamento de Química/UFES conta um dos parques instrumentais mais modernos do país, com equipamentos de última geração. A estrutura é composta pelo LabPetro que está dividido no LabSerV e no Núcleo de Competências em Química do Petróleo. Adicionalmente contamos com outros 05 laboratórios dedicados à pesquisa, conforme apresentado abaixo:

LabSerV - Laboratório com área aproximada de 130 m2 com infra-estrutura montada para atender essencialmente pesquisas na área de petróleo. O laboratório conta com dois cromatógrafos, um analisador elementar CHNOS, um equipamento de R-X para enxofre, viscosímetros e demais acessórios de rotina

Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP)

Prédio com área aproximada de 3.400 m2 que abriga laboratórios de pesquisa voltados a diversas áreas relacionadas ao setor de Petróleo, biocombustíveis, gás natural, e meio ambiente e foi inaugurado em março de 2012. No Núcleo
temos 09 salas de pesquisadores, biblioteca, sala de reuniões, sala de videoconferência, sala de seminários, auditório, cozinha, escritório, oficinas, almoxarifados, sala de amostras, local para descarte de resíduos e subestação de 300 kVA.

Os laboratórios do Núcleo contam com os mais modernos equipamentos de pesquisa na área de Química. O investimento total em infraestrutura (prédio e equipamentos) é da ordem de R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões). A infraestrutura do núcleo está a disposição do Programa de Pós-Graduação em Química.

Laboratório de Espectrometria de Massas: Espectrômetro de Massas Solarix 9,4 T (Bruker Daltonics - Bremen - Alemanha): Espectrômetro de massas FTMS acoplado com as fontes de ionização ESI, APCI, APPI e MALDI; faixa dinâmica de massas m/z 50-3000; experimento de MS/MS; poder de resolução de até 1 milhão e exatidão < 15 ppb; Aplicações: Petroleômica; Proteômica, Produtos Naturais, Mecanismos de Fragmentação, Caracterização de Compostos orgânicos e Química Forense

Laboratório de Cromatografia: Cromatógrafo a Gás Acoplado a Espectrômetro de Massa GCMS; Analisador SIMDIS D7169 AC Agilent 6890N Network GC System, AC Analytical Controls; Analisador SIMDIS para parafinas D5442 AC Agilent 7890N Network GC System AC Analytical Controls; Sistema de Cromatografia Gasosa Bidimensional (GC x GC) Acoplada a Espectrometria de Massas GCxGC-MS; Cromatógrafo a Gás Trace (modelo 1310), Thermo Scientific; Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (modelo 1525), acoplado com detector UV/VIS.

Laboratório de RMN de Alto e Baixo Campo: O laboratório conta com um equipamento de RMN de alta resolução (400MHz). Além da espectroscopia de RMN tradicional, contamos com um equipamento de RMN de baixo campo (2,2MHz), que permite caracterizar, através de medidas de relaxação e difusão molecular, amostras brutas, tais como rochas e petróleo.

Laboratório de Eletroquímica e Eletroanalítica: Potenciostato/GalvanostatoPGSTAT 302n Autolab – Ecochimie, Potenciostato/Galvanostato com módulo ECD PGSTAT 100 1 Autolab – Ecochimie, Autoclave 4843 Parr, banhos termostatizados, Fontes de tensão e corrente, multímetros digitais, condutivimetros, pHmetros, balança analitica de alta precisão. O laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de petróleos e derivados.

Laboratório de Raios-X: Possui 2 equipamentos conforme descrito a serguir: 1) Difratômetro de Raios -X- D8 - ADVANCE(BRUKER –axs) Acessórios: Trocador de Amostra automático (9 amostras), Câmara de Baixa e Alta Temperatura ( -180 a 1500 oC ), Tubo de Raios – X de Cu, Tubo de Raios- X de Mo, Tubo de Raios – Xde Cr DetectorSuperSpeed e 2) Difratômetro de Raios - x- D8 – DISCOVER, Acessórios: Espelho de Gobelpara tubo de Raios – X de Cu Detector de ÁreaVantec 500, Dispositivo Para Micro Analise , Dispositivo para Filmes Finos, Dispositivo para medida de Stress e Tensão Residual, Dispositivo para Figura de Polo

Laboratório de Destilação: No laboratório de destilação, existem alocadas quatro unidades de destilação, as quais atendem as suas respectivais normas ASTM. Destiladora Manual de Petróleo - ASTM D2892; Destiladora Manual de Petróleo - ASTM D5236; Destiladora Automática de Petróleo - i-Fischer Dist D-2892 CC - AUTODEST 800AC 22 ltr - ASTM D2892; Destiladora Automática de Petróleo - i-Fischer Dist D-5236 CC - AUTODEST 860AC 10 ltr - ASTM D5236.

Laboratório de Espectrometria Atômica: Espectrômetro de Absorção Atômica com Atomização em Forno de Grafite e em Chama com acessório automático de sólidos e líquidos Marca: Analytic Yena e Modelo: ZEEnit 700, Espectrômetro de Emissão Ótica com Plasma Indutivamente Acoplado Marca: Perkin Elmer e Modelo: Optima 7000 DV, Espectrômetro de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado Marca: Perkin Elmer e Modelo: NexIon 300 D, Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência Perkin Elmer.e Modelo Flexar LC, Sistema de Reação de Microondas Marca: Anton Paar e Modelo: Multiwave 3000.

Laboratório Processamento e Caracterização: Bombas de vácuo, rotaevaporador marca BUCHI, modelo R 215, Centrífuga com Aquecimento EXCELSA 3 modelo 280H/FANEM, Densímetro Digital, Potenciômetro, Rotaevaporador BUCHI Modelo R215, Rotavapor com bomba marca IKA, Modelo SGA, Ponto de Fulgor –ISL Moelo RV013, Viscosímetro Digital Stabinger modelo SVM 3000 Anton Paar, Reômetro modelo ReolabQC- Anton Paar, Banho Ultrasom modelo LipSônik, Agitador com movimento Orbital Modelo rpe, Karl Fisher Coulométrico Methrom modelo 806, Analisador de Enxofre FRX Horiba, Ponto de Fluidez Semi Automático, marca Petrotest, modelo CAPPF para fluidez e ponto de névoa.

Laboratório de Instrumentação: DMA 8000 Perkin-Elmer, DSC Q200 TA Instruments, TG/DTG SDT Q600 TA Instruments, UV-VIS Lambda 45 PerkinElmer, Fluorímetro LS 55 Perkin-Elmer, Raman com módulo AFMAlpha 300 Witec, FT-IR FTLA 2000-102 ABB Bomen, FT-IR/FT-NIR Spectrum 400 PerkinElmer e um CHNS-O THERMO FLASH EA1112 e um Microscópio Óptico com luz polarizada Nikon LV100POL.

Laboratório de Síntese Orgânica & Medicinal: Possui toda estrutura básica para o a realização de estudos de síntese orgânica e avaliação de novos compostos bioativos. O laboratório possui os seguintes equipamentos: Rotavapor e banho de aquecimento Buchi modelo R-3; Bombas de vácuo Buchi modelo V-700 duas unidades; Controlador de vácuo Buchi modelo V850; Forno de vidro Buchi modelo B-587; Estufa Nova Ética – 300 °C; Banho ultratermostatizado Quimis; Banho Maria digital de 4 bocas Nova Instruments modelo NI 1237; Bombas de vácuo; Mantas de Aquecimento; Balanças Analíticas; Câmara Escura Quimis modelo Q315CE; Geladeira; Bomba de alto vácuo Symbol modelo E12; Placas de aquecimento; Medidor de ponto de fusão Fisatom modelo 430D; Lavadora ultrassônica Unique modelo USC1400; Máquina de gelo Springer modelo ICMA0158D; Capela de exaustão duas unidades.

Laboratório de Polímeros: Dois reatores Anton Paar para teste de envelhecimento de plásticos em solventes e petróleo ,Dois sistemas automáticos de medida de viscosidade capilar (Shott AVS 370 e Rheotek RPV-1), um tensiômetro totalmente automático (Lauda TD3, Moinho de corte (Retsch), Miniextrusora (Thermo Fischer), Mini-injetora (thermo Fischer), Prensa hidraúlica (Carver), , fresadora automática. Máquina Universal, configurada para teste de tensão e flexão, Balança semi-analítica determinadora de umidade, para determinação de densidade, Rota-evaporador, RefratômetroABBE digital acoplado a banho termostático.

Laboratórios de Águas: Laboratório com área aproximada de 50 m2, voltados às pesquisas relacionadas ás águas produzidas na indústria do petróleo. Possui toda a estrutura básica, contando ainda com um sistema de cromatografo de íons, UV-Vis, potenciométrico e outros.

É importante ressaltar que todos os laboratórios citados acima são de caráter Multiusuário com equipamentos de última geração, alguns únicos na América latina como o Espectrômetro de Massas Solarix 9,4 T. A maioria dos equipamentos foram adquiridos com recursos de projetos de infraestrutura de parcerias com o CENPES-PETROBRÁS e projetos FINEP. Estes laboratórios estão disponíveis a todos os docentes do PPGQUI, da UFES e instituições parceiras.

Adicionalmente contamos com outros 5 laboratórios dedicados a pesquisa:

LPQO - Laboratório de Pesquisas em Química Orgânica. Laboratório com área aproximada de 80 m2 voltado as pesquisas em síntese orgânica, biocombustíveis e química orgânica computacional. O laboratório além de contar com toda a estrutura básica, possui ainda um CG-FID e um clusters para cálculos quânticos.

LPFQ - Laboratório de Pesquisas em Físico-Química. Laboratório com área aproximada de 40 m2 voltado as pesquisas em diferentes linhas da Físico Química. O laboratório possui além de equipamentos básicos, viscosímetros, condutivimetros, pHmetros, banho ultrasom, turbidimetro, polarimetro, refratômetro, balança de precisão e com toda a estrutura básica para pesquisa.

LQA - Laboratório de Química Analítica. Laboratório com área aproximada de 60 m2 voltado as pesquisas nas áreas de meio ambiente e elementos traço. O laboratório possui além de equipamentos básicos, três equipamentos de absorção atômica, um infravermelho e um sistema de análise térmica.

LQI - Laboratório de Química Inorgânica. Laboratório com área aproximada de 60 m2 voltado as pesquisas nas áreas de materiais e síntese de complexos organometálicos. O laboratório possui todos os equipamentos básicos, e utiliza
de toda estrutura do DQUI para análises espectrométricas.

LPQN - Laboratório de Produtos Naturais: laboratório com área aproximada de 60m2. O laboratório possui uma câmara com luz ultravioleta, uma estúfa, uma capela de exaustão, duas bombas de vácuo da Buchi, dois sistemas de rotaevaporação da Fisaton, um chiller Solab, dois sistemas de CLAE da Agilent, uma geladeira, dois nobreaks de 3 KVAs e um de 1,5 KVas.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910